Histórico Brasil

No Brasil o Regime se iniciou sob os auspícios do Grande Priorado Independente da Lusitânia que outorgou as Cartas Constitutivas das primeiras Lojas de Santo André e logo das primeiras Prefeituras, constituindo-se uma Delegação Nacional com sede no Brasil e nomeando-se como seu Delegado ao Reverendo Cavaleiro Santiago Ansaldo de Aróstegui, CBCS.

 

Em 7 de Setembro 2008 o Grande Priorado da Helvetia, Mãe do Mundo, e com o acordo unânime e presença de todos os Grandes Priorados, outorgou Carta Patente e sagrou o Grande Priorado do Brasil da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa, com jurisdição nacional exclusiva, instalando como seu primeiro Grão-Prior e Grão-Mestre Nacional ao Mui Reverendo Cavaleiro Santiago Ansaldo de Aróstegui, CBCS, GCT e seu primeiro Grão-Prior Adjunto ao Reverendo Cavaleiro Manoel Oliveira Leite, CBC, GCT

 

Igualmente e seguindo a Tradição Templária constituiu a XIª Província denominada Terra de Vera Cruz, que abrange o território da República  Federativa do Brasil

 

O Grande Priorado do Brasil está posto sob o governo supremo de um Grão-Prior e Grão-Mestre Nacional que dirige a Ordem assistido por um Diretório composto de Grandes Oficiais. Um Grande Capítulo constitui o órgão deliberante e se reúne ao menos uma vez ao ano. Por outra parte, um Rei de Armas cuida do Armorial do Grande Priorado. 

 

As Prefeituras estão dirigidas por um Prefeito e reúne os C.B.C.S. e os Escudeiros Noviços do território. Do Prefeito dependem as Lojas de Mestres Escoceses de Santo André a ele vinculadas.

 

O dia 11 de Fevereiro 2012 foi regularmente eleito e instalado em Assembleia Geral para Grão-Prior e Grão-Mestre Nacional o Mui Reverendo Cavaleiro Wagner Veneziani Costa, MH, GCCS, GCT, e seu quadro de Grandes Oficiais.