Brasão de Armas

GRANDE PRIORADO DO BRASIL DA ORDEM DOS CAVALEIROS BENFEITORES DA CIDADE SANTA - C.B.C.S

 

O brasão de armas do Priorado é constituído por um escudo e um listel com um moto (divisa ou lema).

 

  

 

O escudo, em estilo português, espanhol ou brasileiro, possui uma banda em cor blau (azur ou azul) representando o céu que cobre a nossa pátria. Deve-se salientar que o blau representa na heráldica: justiça, lealdade, temperança, sabedoria e caridade.

No seu chefe (meio do terço superior do escudo) estão colocadas estrelas em esmalte de metal ouro.  Esse metal, representado pelo amarelo, simboliza Nobreza, riqueza, poder, luz, constancia e sabedoria.  Também significa que deve-se ajudar os pobres e proteger os dirigentes.

As estrelas do Cruzeiro do Sul (Constelação Crux) representadas no escudo simbolizam cinco Estados brasileiros e por extensão o Brasil e a região sul do globo terrestre.

A seguir segue explicação detalhada a respeito de cada estrela.

 

 Estrelas da constelação Crux

 

 

α Cru: Acrux (Estrela de Magalhães)

β Cru: Mimosa

γ Cru: Gacrux 

δ Cru: Pálida

ε Cru: Intrometida.

 

Na bandeira do Brasil, Acrux representa São Paulo, Mimosa o Rio de Janeiro, Gacrux a Bahia, Pálida Minas Gerais e Intrometida o Espírito Santo. É interessante sinalar que as estrelas estão de acordo, respectivamente, com esses astros no céu carioca na manhã da proclamação da República (de 15 de novembro de 1889, às 8h30 - doze horas siderais - e devem ser considerados como vistos por um observador situado fora da esfera celeste).

O Cruzeiro do Sul é uma das constelação mais conhecidas pelos habitantes ao sul da linha do equador. Uma prova da sua popularidade é que está representada em várias bandeiras nacionais, como a do Brasil, da Austrália, da Nova Zelândia, da Papua-Nova Guiné e de Samoa e também nas bandeiras de vários estados e territórios, e está no centro do brasão de armas do Brasil .

Deve-se salientar que as estrelas no nosso escudo, em particular, representam a constância de todos os cavaleiros ao serviço do Soberano ou dirigente da Ordem.

O terço médio e o terço inferior do escudo é composto por um fundo branco e uma cruz vermelha vazada. O fundo branco representa heraldicamente pureza, integridade, obediência, firmeza e vigilancia. 

A cruz alude a espada dos cavaleiros na defesa da sua fé cristã. No nosso escudo a cruz vermelha vazada tem uma forma parecida com a Cruz de Cristo.

 

 

 

A Cruz de Cristo é uma cruz vermelha de hastes simétricas, vazada ao centro e era o símbolo da Ordem Militar de Cristo, fundada por D. Dinis em 1317, na seqüência da extinção da Ordem dos Templários.

A nossa cruz vermelha tem a forma de uma cruz pátea vazada ao centro.

 

    

            Cruz Pátea                        Cruz Pátea vazada

 

A cor goles (vermelha) da cruz alude a força, audácia, coragem, bravura e lembra a perene solidez do propósito daquele que expõe a própria vida na defesa de seus semelhantes.

Abaixo do escudo, compondo o brasão, há um listel branco, com um moto, lema em letras negras. O sable (negro) significa heraldicamente prudencia, rigor, obediência, honestidade e tristeza.

O lema escrito no listel esta escrito em latim: Deo Adjuvante, que significa: Deus está conosco.

 

Texto do Rev. Cav. Mário del Rey - Rei de Armas

 

GRÃO-PRIOR E GRÃO-MESTRE NACIONAL

Mui Reverendo Cavaleiro Irmão Wagner Veneziani Costa

 

Clique aqui...

 

GRÃO-PRIOR  E  GRÃO-MESTRE NACIONAL PASSADO

Mui Reverendo Cavaleiro Irmão Santiago Ansaldo de Aróstegui de Lerín y de Contreras (Fundador)

Clique aqui...

 

 

GRÃO PRIORES DE HONRA


Lista dos Grão Priores de Honra


 Clique aqui...

 

 

GRANDES OFICIAIS

Relação dos Grandes Oficiais do Grande Priorado da Ordem do CBCS


Clique Aqui...

Recomendamos...

Copyright

Todos os direitos reservados.
Proibido reproduzir parcial ou totalmente qualquer texto, imagem, foto ou conteúdo deste portal.
Se desejar incluí-los em seu BLOG, JORNAL, REVISTA ou MATÉRIA, entre em contato com a Secretaria de Comunicação.